Começando uma nova página

Da wiki Gamepedia Help Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Existem várias maneiras de iniciar uma nova página. Estes podem variar, com base no tipo de página iniciada, bem como na wiki e espaço de nome.

Na caixa de pesquisa[editar | editar código-fonte]

Se você procurar por uma página que não existe (usando a caixa de pesquisa e o botão “🔍” no canto superior direito da página), a seguinte linha aparecerá:

Crie a página "Nova página" neste wiki!

Estará acima de qualquer resultado de pesquisa, caso apareça algum. Basta clicar no link para abrir a nova página para edição.

De um link[editar | editar código-fonte]

Após os links para uma página que não existe, ela será aberta para edição. Em algumas wikis, você pode não conseguir criar uma nova página, a menos que esteja logado.

Geralmente, os novos links de páginas parecem diferentes dos links para páginas existentes. Dependendo das configurações, uma cor diferente ou um ponto de interrogação é usado. (Às vezes, os links para novas páginas são chamados de "links vermelhos", a opção de exibição de uma das configurações. Links para páginas inexistentes são criados com [[Novo nome da página]] do editor do wiki. (Nesse caso, a página vazia "Novo nome da página" seria criada).

Links para páginas não existentes são comuns. Eles são tipicamente criados em preparação para criar a página e / ou encorajar outras pessoas a fazer isso. Os links não são apenas convenientes para navegação, mas também para conscientizar as pessoas sobre a nova página (aqueles que lêem uma página relacionada e também aqueles que vigiados a página relacionada). Novos links de páginas não são realmente quebrados, desde que o nome identifique corretamente o conteúdo pretendido. (Um novo link de página com um nome "incorreto" ou incorreto, ou que duplica o conteúdo encontrado sob outro nome é "quebrado", mas em um sentido diferente.)

Claro, você também pode criar o link você mesmo, em uma página relacionada, página de índice ou sua página de usuário. No entanto, talvez seja melhor esperar para criar links até depois de criar a nova página, especialmente se o novo link substituir um para uma página existente. Nesse caso, crie o link, mas pressione Visualizar, em vez de Salvar. Na área de visualização, clicar no novo link criará a nova página (sem atualizar a página de referência).

Iniciando uma página pelo URL[editar | editar código-fonte]

Usar a barra de endereços do navegador para inserir um URL para uma nova página é outra maneira de iniciar o novo processo de página. Mais fácil ainda é editar a parte de nome de página de um URL para uma página existente. O uso da URL da nova página exibe a mensagem padrão 'sem artigo'. A página padrão tem o link habitual Edite essa página, que pode ser usado para começar a adicionar conteúdo.

Notas especiais[editar | editar código-fonte]

Novas páginas e páginas em branco[editar | editar código-fonte]

Uma nova página é distinguível de uma página em branco: a última tem um histórico de página. Criar uma nova página é como editar uma página em branco, mas os links para páginas em branco não serão vermelhos.

Categorias de páginas[editar | editar código-fonte]

Categorias e páginas de categorias são tecnicamente separadas e uma categoria pode existir sem uma página. Quando você abre uma página de categoria que não existe, você pode ver que essas páginas já estão na categoria associada. O principal uso das páginas de categoria é colocar as categorias dentro de categorias mais gerais, pois categorizar a página da categoria também categoriza a categoria. Isso permite que uma comunidade wiki crie uma hierarquia de categorias. As páginas de categoria também podem ser utilizadas para fornecer mais informações sobre o tipo de artigos contidos na categoria.

Páginas de arquivo[editar | editar código-fonte]

Os arquivos de imagem e as páginas de arquivo também são tecnicamente separados, mas normalmente um link para uma página de arquivo não ficará vermelho, a menos que a imagem esteja ausente. As páginas de arquivo são úteis para categorizar imagens, exibir informações de licença e fornecer uma descrição da imagem.