Papéis

Da wiki Gamepedia Help Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página é um guia geral em português para os diferentes papéis que uma conta-membro pode ocupar em uma wiki.

Para uma explicação técnica mais detalhada das funções do usuário, visite grupos de usuários e permissões.

Editor[editar | editar código-fonte]

Todos os usuários registrados são geralmente referidos como editores, tenham ou não direitos adicionais.

Administrador[editar | editar código-fonte]

Administradores (também conhecido como admins ou sysops) são editores que podem excluir e desfazer a exclusão de páginas, bloquear e desbloquear editores, proteger e desproteger páginas e usar reversão para desfazer grupos de edições.

Esta função é dada aos membros da comunidade confiáveis. Os administradores devem ter um interesse prolongado em uma wiki, agir profissionalmente e assumir um papel de liderança na comunidade de edição.

Os administradores são indicados pela equipe da Gamepedia ou por burocratas (veja abaixo). Todos os funcionários da Gamepedia têm a função de administrador por padrão para todos os wikis da Gamepedia.

Wiki Guardian[editar | editar código-fonte]

Main article: Wiki Guardian

A Wiki Guardian é um administrador que foi nomeado através do sistema Wiki Claims da Gamepedia . Quando nenhum outro administrador é atualmente designado em um wiki, um editor comum pode se inscrever para se tornar o Wiki Guardian clicando no botão Claim This Wiki ou visitando a página Special:ClaimWiki.

Burocrata[editar | editar código-fonte]

Burocratas são quase iguais aos administradores, mas têm a capacidade adicional de alterar os direitos de usuário de outros editores. Eles podem, por exemplo, promover os editores para a função de administrador ou remover a função de administrador (rebaixamento) da conta de um editor.

Em geral, esse papel é dado a membros de longa data e altamente confiáveis de uma comunidade wiki que contribuíram muito e têm habilidades de liderança comprovadas. O papel também é dado às vezes aos desenvolvedores de um jogo.

Equipe da Curse[editar | editar código-fonte]

Equipe da Curse são funcionários da Curse/Gamepedia. Eles têm acesso a todas as funções em todos os wikis.

Verificador de usuário[editar | editar código-fonte]

Verificador de usuário tem a capacidade de investigar os endereços IP que os editores estão editando.

Esta função foi reprovada e não é mais usada. Se a verificação de IP for necessária (por exemplo, em caso de fantoches de meias), você deve entrar em contato com a equipe da Gamepedia.

Veja também[editar | editar código-fonte]